Socialite dos Pés Descalços, minha velha amiga carioca, moradora das Laranjeiras, batalhadora pelas mais justas causas sociais, feminista fundadora da Flu Mulher, me mandou um sms hoje cedinho:
- Ué, M.C.! Desistiu do blog?
O puxão de orelhas me tirou da ressaca dos últimos jogos e das Olimpíadas, pois era mesmo hora de voltar a essas mal traçadas.
Derrota para o Grêmio, empate com o Atlético Mineiro.
Resultados até normais, porque jogar no Olímpico nunca é fácil, enfrentar um líder embalado também nunca o é.
Que lições tirar dos dois jogos?
Em Porto Alegre, Abelão inventou, escalando três zagueiros - Gum, Anderson e Leandro Euzébio -, pra compensar a falta do Jean, do Bruno e do Carlinhos. E botou o seu garoto Fábio ao lado do Edinho na frente da zaga. Thiago Neves na ligação, Fred e Nem no ataque. Se a idéia era soltar o Wallace e o Carleto, não deu certo. Não se encaixava contra-ataque algum; ficou só o retrancão. Num cochilo bobo em bola parada, o Grêmio foi lá e fez o dever de casa.
Domingo passado, contra o Galo, Abelão inventou de novo, mas dessa vez deu certo: voltou aos dois zagueiros - Gum, em tarde de gala; Leandro Euzébio sem comprometer - e tascou o Digão de volante, com a função e marcar o Gaúcho (coisa não muito difícil de fazer, diga-se de passagem). O zagueirão mostrou disposição, alguma técnica e mobilidade; mostrou pinta mesmo de volante. Uma nova opcão pode ter nascido naquela tarde.
Mas, o melhor de tudo foi o jogo do Fred. Há muito tempo ele não fazia o que fez: saiu da posicão estática de pivô, abriu pela esquerda, movimentou-se muito, fez um cruzamento que o Nem cabeceou com precisão e que só não virou gol graças a um milagre do Vítor, que faria outro ainda em chute do próprio Fred.
Qual foi nosso maior problema: a lentidão do Deco, seus passes errados, e a má fase em que anda o Thiago Neves.
Mesmo assim, jogamos melhor e fomos garfados no fim, com um bandeirinha estúpido anulando belo gol do Fred.
Continuamos em terceiro, mas o topo da tabela está embolando.
Agora, é Coritiba domingo lá, depois São Paulo e Palmeiras no Rio. Dá pra garantir uns bons sete pontos.
Se o Deco não continuar dodói, se o Thiago Neves melhorar tecnicamente, e se o Fred e o Nem continuarem a se mexer como se mexeram contra o Galo.
terça-feira, 31 de julho de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário