terça-feira, 31 de julho de 2012

Um puxão de orelha

Socialite dos Pés Descalços, minha velha amiga carioca, moradora das Laranjeiras, batalhadora pelas mais justas causas sociais, feminista fundadora da Flu Mulher, me mandou um sms hoje cedinho:
- Ué, M.C.! Desistiu do blog?
O puxão de orelhas me tirou da ressaca dos últimos jogos e das Olimpíadas, pois era mesmo hora de voltar a essas mal traçadas.
Derrota para o Grêmio, empate com o Atlético Mineiro.
Resultados até normais, porque jogar no Olímpico nunca é fácil, enfrentar um líder embalado também nunca o é.
Que lições tirar dos dois jogos?
Em Porto Alegre, Abelão inventou, escalando três zagueiros - Gum, Anderson e Leandro Euzébio -, pra compensar a falta do Jean, do Bruno e do Carlinhos. E botou o seu garoto Fábio ao lado do Edinho na frente da zaga. Thiago Neves na ligação, Fred e Nem no ataque. Se a idéia era soltar o Wallace e o Carleto, não deu certo. Não se encaixava contra-ataque algum; ficou só o retrancão. Num cochilo bobo em bola parada, o Grêmio foi lá e fez o dever de casa.
Domingo passado, contra o Galo, Abelão inventou de novo, mas dessa vez deu certo: voltou aos dois zagueiros - Gum, em tarde de gala; Leandro Euzébio sem comprometer - e tascou o Digão de volante, com a função e marcar o Gaúcho (coisa não muito difícil de fazer, diga-se de passagem). O zagueirão mostrou disposição, alguma técnica e mobilidade; mostrou pinta mesmo de volante. Uma nova opcão pode ter nascido naquela tarde.
Mas, o melhor de tudo foi o jogo do Fred. Há muito tempo ele não fazia o que fez: saiu da posicão estática de pivô, abriu pela esquerda, movimentou-se muito, fez um cruzamento que o Nem cabeceou com precisão e que só não virou gol graças a um milagre do Vítor, que faria outro ainda em chute do próprio Fred.
Qual foi nosso maior problema: a lentidão do Deco, seus passes errados, e a má fase em que anda o Thiago Neves.
Mesmo assim, jogamos melhor e fomos garfados no fim, com um bandeirinha estúpido anulando belo gol do Fred.
Continuamos em terceiro, mas o topo da tabela está embolando.
Agora, é Coritiba domingo lá, depois São Paulo e Palmeiras no Rio. Dá pra garantir uns bons sete pontos.
Se o Deco não continuar dodói, se o Thiago Neves melhorar tecnicamente, e se o Fred e o Nem continuarem a se mexer como se mexeram contra o Galo.

Nenhum comentário: