segunda-feira, 9 de julho de 2012

No Fla-Flu dos 100 Anos, uma vitória magra, mas histórica, não obstante

Foi uma semana de muita história recontada, de justas homenagens a ídolos do passado, de incontáveis e memoráveis frases de Nelson Rodrigues, de lembrança do seu esquecido irmão, Mário Filho, o grande jornalista que emprestou seu nome ao Maracanã e que criou a mística do Fla-Flu. Foi, enfim, uma semana de sentir muito orgulho de ser tricolor. Até porque, com justiça, ganhamos o histórico Fla-Flu dos 100 Anos.

1 a 0.

A vitória foi magra, reconhecemos. Mas, histórica. Já está gravada pra sempre na memória do futebol carioca e brasileiro.

Com ela, continuamos invictos e bem no alto da tabela do Brasileirão, atrás apenas do Atlético Mineiro.

Debaixo de muita chuva, jogamos pro gasto, depois do gol de centroavante do Fred, em cruzamento do Thiago Neves, aos 10, 11 minutos do primeiro tempo. A partir daí o Abel optou por dar a bola pro Flamengo e esperar que eles nos dessem os contra-ataques. Tática manjada, que não deu muito certo. Tivesse o Flamengo um time melhorzinho, e empataria.

Nossa defesa, Edinho incluído, jogou bem, embora eu continue desconfiando dos laterais, principalmente do Bruno. Jean foi discrite, ainda que quase tenha feito um gol. Deco, muito prejudicado pela chuva e campo pesado, pois não tem mais a mobilidade que o permitia passear pelos pesados campos dos invernos europeus no passado. Thiago Neves jogou até bem. Nem correu, deu trabalho à defesa do Flamengo, mas foi apressado nuns dois contra-ataques que poderiam ter resultado em gol.

Sobrou o Fred que continua forma de forma, lento, cauteloso, mas que é o Fred. O toquinho de classe no cruzamento do Thiago Neves comprova que, mesmo fora de forma, se não estiver mancando, deve jogar.

Já o Personagem da Semana não poderia ser outro. Aliás, da Semana, não. O Personagem do Antes do Nada e Depois do Tudo: Nelson Rodrigues. Nosso craque do jornalismo e da literatura dominou a semana do Fla-Flu dos 100 Anos. Foi mais citado, mais falado que qualquer um dos nossos grandes craques de hoje e de ontem.

Salve, Nelson Rodrigues, o mais imortal de todos os tricolores.




Nenhum comentário: