segunda-feira, 13 de julho de 2015

Sobre Ronaldinho: Fernando Paiva faz contraponto ao meu mau humor

Recebi de Fernando Paiva equilibradas ponderações sobre a contratação de Ronaldinho Gaúcho, que compartilho com vocês.
Era hora mesmo de alguém fazer contraponto ao meu mau humor:

Oi, Murilo! Tudo bem?
Minha primeira reação à notícia da contratação do Ronaldinho também foi de rejeição e temor: puxa, justo quando o time está começando a se entrosar e dar resultado vão trazer esse sujeito desagregador e festeiro?

Mas depois, analisando mais friamente, enxerguei alguns pontos positivos, dentro e fora de campo. Listo abaixo:

1) Ronaldinho pode passar experiência e ajudar a lapidar duas jóias que temos no elenco, reveladas em Xerém, os meias Gerson e Robert. Se ele cumprir esse papel e os garotos melhorarem seu futebol, sua vinda já terá sido útil (e rentável, já que Gerson está de malas prontas, mas o valor ainda não foi definido).

2) A vinda de Ronaldinho traz mais confiança para o grupo como um todo e preocupação para o adversários em campo. Por mais que esteja velho, ainda atrai a marcação, e deixa livres os outros companheiros. Passamos a ter dois craques para os quais os adversários vão querer fazer marcação especial: ele e Fred.

3) Ganhamos um batedor de faltas.

4) A contratação é a resposta definitiva de que o Fluminense não acabou e nem poderia acabar após a rescisão de contrato com a Unimed. Com uma gestão profissional e pés no chão tb é possível fazer contratações de peso – mas isso requer a constante revelação e venda de novos talentos, assim como uma melhor gestão administrativa do elenco (você sabia que Martinuccio, mesmo sem jogar pelo Flu, tinha um dos maiores salários do grupo? bizarro...). Mesmo achando que poderia ser melhor contratar outro atleta que não o Ronaldinho, sua vinda passa uma mensagem importante para o mercado da bola, para a mídia, para a torcida e também para os jogadores.

5) A vinda de Ronaldinho deve acelerar o crescimento do projeto sócio-torcedor e aumentar o público tricolor nos estádios.

6) Se nenhuma dessas razões é suficiente para justificar a sua contratação, tenho uma última que me dá um prazer particular: ver a cara de trouxa do Eurico Miranda, depois de haver anunciado que o Ronaldinho estava 90% fechado com o Vasco e que não iria para nenhum outro clube que não o cruzmaltino se ficasse no Brasil. A decisão de apresentar Ronaldinho à torcida justo no clássico contra o Vasco no próximo domingo diante da arquibancada sul (que Eurico reivindica) foi cruel! hahahahha

Apesar disso tudo, o risco existe, claro. Risco de esse sujeito se enfiar na balada e levar junto alguns dos nossos garotos. Ou brigar com Fred pela liderança do grupo. Enfim, pode desandar tudo. Mas, sei lá, sou um otimista e acredito que pode dar certo. Tomara que seja o Ronaldinho do Altético MG, não o Ronaldinho do Flamengo quem estamos contratando.

Abs!
Fernando



Nenhum comentário: