terça-feira, 14 de abril de 2009

Obrigado, Fernando.

Posto no Blog o sentido, belo, e realista, desabafo de nosso amigo de blog, Fernando Paiva:

"Caros amigos,

não há o que discutir quanto à merecida vitória do Flamengo. O Fluminense não entrou em campo. O Flamengo dominou praticamente os 90 minutos. E o placar só não foi um chocolate porque FH resolveu se redimir do frango e realizar diversas defesas espetaculares -- com a ajuda, claro, da displicência dos atacantes do Flamengo.

Isso dito, quero apenas comentar três pontos que me chamaram a atenção:

1) Mosaico tricolor - A torcida do Fluminense deu mais uma prova de criatividade e de organização autogestionária na promoção de uma festa linda. Cheguei no Maracaná às 14h e encontrei todas as cadeiras amarelas com um papel colado com durex: era um papel de jornal com uma das 3 cores do flu de um lado e, do outro, as instruções sobre quando e como aquilo seria usado. Cerca de 50 pessoas haviam chegado às 13h para fazer isso e trabalharam de maneira voluntária no projeto. Ninguém assinava a iniciativa. Foi um projeto totalmente autogestionário, nascido dentro do chamado "movimento popular legião tricolor" -- torcida sem hierarquia, sem líderes e que, ao contrário de tentativas similares em outros clubes, como a tal "urubuzada", não fica se auto-elogiando, botando faixa com seu nome ou cantando cânticos com seu nome. O resultado vocês viram na televisão, eu vi lá dentro do maracanã e quem quiser pode ver no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=M6FTOugrces. Eu estava lá segurando um quadradinho grená -- um dos 10 mil distribuídos.

2) Festival de amarelos - O juíz dessa partida foi uma piada. Uma distribuição generalizada de cartões amarelos para jogadores do Fluminense, inversão de faltas, deixou de dar pênaltis pros dois lados. Uma vergonha de arbitragem. Não digo que tenha influenciado no resultado. O Flu mereceu perder. Mas uma semifinal de carioca não merecia ter um juiz de nível tão baixo.

3) O Globo, veículo líder da Fla-Press - A parcialidade do Globo em defesa do Flamengo chega a causar asco. É tão ou mais escancarada que seus ataques ao governo Lula. O Botafogo goleou o Vasco por 4x0, um resultado histórico para uma semifinal entre dois times grandes, e ganhou apenas uma notinha sem foto no pé do jornal de domingo. O Flamengo ganha por mísero 1x0 do Flu e recebe uma foto gigante no topo da primeira página. A cobertura toda dentro do caderno de esportes é extremamente parcial. E não saiu nem uma foto sequer do lindo mosaico tricolor, iniciativa reconhecida pelos próprios torcedores flamenguistas como algo que os deixou realmente boquiabertos -- aliás, o silêncio da torcida do flamengo durante a exibição do mosaico foi a prova disso. Os caras nunca viram festa igual no Maracanã.

Saí do estádio envergonhado com meu time, mas orgulhoso dessa torcida linda.

Abraços,
Fernando"