domingo, 5 de abril de 2009

(Des)Preocupações

1. Preocupei-me quando o Renê Simões foi demitido, pois achava que ele não merecia tão cruel destino, por ser um bom técnico, e um sujeito inteligente, articulado, pouco afeito aos lugares comuns que infestam o vocabulário da maioria dos 'professores' que habitam as laterais dos nossos gramados.
2. Despreocupei-me ao mesmo tempo, porque, o Marrento Gaúcho foi deixado em seu exílio na Barra, e para as Laranjeiras mudou-se o velho Parreira, um quase estadista em nosso, paradoxal, porque tão provinciano, futebol. Técnico de ponta, tricolor de coração, que em 1999 ganhou a minha eterna gratidão ao nos tirar, com humildade e muito mérito, do inferno da terceira divisão.
3. Preocupei-me com a volta, por curtíssimo prazo, do incensado Thiago Neves.
4. Preocupei-me com o que essa volta poderia fazer com o imaginário do tímido e pouco valorizado Dario Conca.
5. Despreocupei-me quando isso tudo virou secundário, depois da contratação, a longo prazo, de um excelente centro-avante como o Fred.
6. Preocupei-me, e ainda me preocupo, com as carências do nosso elenco nas laterais e no meio do campo.
7. Despreocupo-me ligeiramente, porque acho que o Mariano pode ter salvação, mas o Leandro Leandro (não é erro de nomeação, não; é só para diferenciá-lo do restante da nossa troupe de Leandros), esse não (no jogo desta tarde com o Flamengo, depois de um erro grosseiro de passe, o Parreira, que não é dado a esses arroubos, sacou o Leandro Leandro da lateral esquerda, e botou lá, totalmente improvisado, o Marquinho).
8. Preocupa-me nosso imenso rol de volantes cascudos - Fabinho, Diguinho, Jaílton, Romeu, Maurício e Wellington Monteiro. O Parreira tá que testa todo mundo; tá certo que ambicionar um Hernandes e um Ramirez já seria demais, mas que dureza! - eles são tão cabeças de bagres, que toda hora tem um fosso intransponível entres eles e os nossos meias de ligação, o Conca e o Thiago Neves.
9. Preocupa-me o Roger, mas por que preocupar-se com ele, não é mesmo?, se o lugar é do Fred e esse menino que anda fazendo gol, o Alan, parece ter pela frente um bom futuro?
10. Preocupa-me, por fim, o pesadelo recorrente, que me faz acordar todo suado, como se tivesse acabado de correr uma meia maratona em Cuiabá; um sonho maldito, no qual procuro o Fluzão no topo das tabelas de classificação, mas só o acho do meio pro fim, como se o nosso destino fosse o mesmo que o da Portuguesa de Desportos ou, pior, o do América e do Bangu. Destino de time médio, daqueles de que todo mundo gosta um pouco, mas que há muito tempo deixou de ganhar campeonato.