segunda-feira, 18 de junho de 2012
Devagar, quase parando (2)
Se escrevi no último post que o Flu tinha jogado devagar, quase parando, contra o Inter, hoje devo fazer justiça e escrever que, com poucas exceções, é todo mundo no Brasileiro que anda jogando devagar, quase parando.
Não lembro se em outros anos foi assim, tão sem graça (o pessoal do esporte da CBN diz que 2012 está devagar demais). Mas, razões há pra isso, devido ao calendário. O Brasileirão começa com os que estão na Libertadores poupando titulares, o que acontece também com quem avança na Copa do Brasil. Em seguida ocorre outro fenômeno: os que começam a sair da Libertadores, principalmente, mas também da Copa do Brasil, ficam de ressaca. Cabeça inchada, dor de cotovelo, perna moles, coisas do gênero. Misture-se tudo isso ao nível técnico geral medíocre da competição, e temos como resultado um monte de time meio que se arrastando em campo, freio de mão puxado.
Claro que, se correta, essa análise explica, sem justificar, os desempenhos medíocres do nosso Fluzão. Aliás, a bem da verdade, só jogamos pra valer três partidas até agora, daquelas de encher os olhos: a vitória sobre o Boca em Buenos Aires, sobre o Vasco na final da Taça Guanabara e a primeira contra o Botafogo na final do Carioca. Ótimo que ganhamos dois títulos nesse tempo, mas pra quem sonha com o quarto Brasileirão da nossa história, há que se melhorar mais. E pra isso, o Deco e o Fred não podem mais ficar dodói.
Deco gastou a bola conta a medíocre Portuguesa, na ilusória vitória de sábado por 4 a 1. Não sei se há outro jogador mais técnico que ele em ação no futebol brasileiro hoje. Ganso e Oscar deveriam tomar aulas particulares com ele. Mas, para quando devemos esperar a próxima contusão? Fred, se em forma, teria lugar na seleção da Copa. O chute que deu, de primeira, que resultou no gol de empate, marcado pelo Nem, foi técnica pura. Damião, Pato, etc., também ganhariam se tivessem aulas particulares de domínio, controle e toque de bola com o Fred Mas, para quando devemos esperar a próxima contusão?
Dito isso, elejo o meu Personagem da Semana: Jean. Em meio à lerdeza quase total do time, Jean está jogando cada vez melhor. Só contra a Portuguesa ele apareceu mais na área (foi dele o passe para o Fred que resultou no gol do Nem) adversária, chutou em gol, criou opções de ataque, do que o Diguinho desde que chegou nas Laranjeiras. No São Paulo, ele era só quase lateral. Burrice pura. Jean é um belíssimo segundo volante, com toque e chegada de meia-atacante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário